sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Temos ideias, mas não damos brindes

Em vez de distribuir brindes e organizar grandes festas, a candidatura do Bloco de Esquerda à Câmara de Carrazeda de Ansiães optou por promover duas sessões de esclarecimento à população sobre temas da actualidade.

O candidato bloquista, José Mesquita, diz que é uma forma de fugir ao que é normal nas campanhas eleitorais e falar com os eleitores sobre aspectos importantes da terra.

“O Bloco de Esquerda já avisou que não dá brindes, discute ideias. Já organizámos uma sessão sobre a toxicodependência.”

Sem surpresa, a barragem do Tua foi um dos temas abordados, com a deputada Alda Macedo, cabeça de lista do Bloco de Esquerda pelo distrito de Vila Real, a afirmar que o empreendimento é um logro em termos da contribuição energética para as necessidades do país.

Alda Macedo considerou que a região não tem nada a ganhar com a sua construção, nem sequer para uma reserva estratégica de água.

“A reserva estratégica da água só serve se beneficiar a qualidade da água. Mas a que fica nas albufeiras degrada-se, perde oxigénio. Há muitas espécies que deixam de poder sobreviver. Grandes albufeiras provocam alterações na humidade do ar e aqui a do Tua está numa zona de produção de vinho, o que pode vir a trazer consequências para a qualidade dos vinhos que aqui são produzidos.”

Por sua vez, o cabeça da lista às Legislativas pelo distrito de Bragança, Luís Vale, abordou em Carrazeda de Ansiães a questão da ruralidade, nomeadamente a apetência que os espaços rurais voltam a despertar nos citadinos:

“Há movimentos contrários e difusos do espaço rural, do próprio espaço urbano e do espaço urbano para o rural. Temos aquele tipo de turismo europeu que visitam, gostam tanto e acabam por ficar cá. Passam a fazer parte da população daquela aldeia”, refere, defendendo haver “vários movimentos que podem contribuir para que esse despovoamento seja assim tão drástico”.

A ruralidade e o ambiente em debate, ontem à noite, em Carrazeda de Ansiães, numa iniciativa da candidatura do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal.

Escrito por CIR

Sem comentários: