terça-feira, 29 de setembro de 2009

FREGUESIA DA BEIRA GRANDE


Beira Grande é uma freguesia do concelho de Carrazeda de Ansiães, de cuja vila dista 9 quilómetros. Situa-se no cimo de uma montanha sobranceira ao Rio Douro, a cerca de 5 quilómetros e na sua margem direita, tendo a povoação de Seixo de Ansiães apenas a um quilómetro.

É uma paróquia que tem como orago Santo António e que foi curato anual da apresentação do Reitor da Igreja de S. Salvador da Vila de Ansiães, na Comenda e termo da mesma vila, até porque o Castelo de Ansiães fica-lhe a 5 quilómetros aproximadamente.

Segundo a tradição, havia ali uma Fonte Santa que era muito concorrida de enfermos. Porém, a Fonte ter-se-ia secado por terem nela curado as “mataduras” de um burro. Ainda existe na Quinta da Fonte Santa e tem águas sulfurosas.

Verificando a evolução da sua população desde que há censos oficiais, encontramos em 1864 a Beira Grande com 430 habitantes em 128 fogos. Mas foi em 1940 que atingiu maior número de residentes: 496

Houve um Lagar de Azeite e também moinhos que foram deixando de funcionar. Eiras houve uma, a Eira do Povo, mas já não existe.

Porém, já tem água canalizada, recolha de lixo, Campo de Futebol, e um Lavadouro Público junto ao Ribeiro das Chousas ou Ribeiral.

O principal monumento é a Igreja, à volta do qual a povoação cresceu e vai fazendo a sua vida. Tem características simples com a torre sineira de 2 sinos e encimando o frontal da construção. Entre esta e a porta principal está o relógio que se ouve em toda a aldeia.

É no beiral da parede lateral esquerda da Igreja que se encontra o "Símbolo da Beira Grande", como o povo lhe chama. E que afinal é um conjunto de três pequenas esculturas esculpidas no granito por baixo do beiral, sendo duas juntas, um pipo e uma cabaça, e outra, separada a menos de um metro e que é uma figura feminina.

De registar ainda que, segundo a tradição local, a povoação de Beira Grande situava-se em Vale de Pedro, ao ir para o Douro, mas que terão sido as formigas a obrigarem os moradores a subir a encosta até ao planalto onde hoje se encontra. Pertenceu à freguesia de Seixo que lhe fica muito próxima, desmembrando-se dela já no século XX.

Uma curiosidade local interessante é a de que se ouvem os sinos de Braga no termo da freguesia. O que afinal não passa de uma brincadeira local. No lugar de Vale de Pedro há uma grande Fraga que dizem transmitir os sons dos sinos de Braga, é só encostar o ouvido à dita fraga. Os mais simples e ingénuos, incautos, até por vezes demasiado jovens ainda, acabam por ali encostar o ouvido. E há sempre uma segunda pessoa ali presente que bate com força a cabeça do que escuta. E de tal forma que o põe um tanto zonzo e a ouvir os sinos de Braga!

Sem comentários: